domingo, 14 de maio de 2017

Espuma flutuante

Espuma flutuante
Antônio Frederico de Castro Alves foi um dos grandes nomes do romantismo brasileiro e certamente sua figura mais popular. De vida breve e trágica – amputou um pé aos 21 anos, em decorrência de um ferimento e morreu de tuberculose aos 24 – o poeta baiano ampliou os limites de nossa poesia romântica, introduzindo nela um apaixonando engenho social. “Espumas Flutuante”, o único livro de poesia que Castro Alves publicou em vida revela a inspiração libertária do autor tanto nos versos de temática social e política como na lírica amorosa, em que pela primeira vez a mulher amada aparece por inteiro, de corpo e alma, e não como uma representação etérea e sublimada.
escolhir esse livro caro leitores por um acaso , queria uma estoria envolvente fascinante e de fato encontrei.Espuma flutuante é uma obra que envolvente do começo ao fim, digo isso pois fui digamos que impulsionado a cada estrofe cada verso, seu sensacional enredo fará com que sua imaginação se abra para o contexto do livro.

Antonio Frederico de Castro também possui outras obras fantásticas:
A cachoeira de paulo afonso;
Os escravos;
Hinos do Equador;
Tragedia no mar;
O navio negreiro;
Essa obra é intensamente sensual e calorosa, que conquista de imediato o leitor de qualquer idade, sexo ou origem social.
E se o leitor ainda ficar na dúvida se conhece ou não as Espumas Literárias de Castro Alves saiba que o autor utilizar diversas citações poéticas que faz o livro ficar ainda mais apaixonante. Dois exemplos:
“A Imaginação, com o vôo ousado, aspira a principio a eternidade…Depois um pequeno espaço basta em breve para os destroços de nossas esperanças iludidas!…
“Choro por ver que os dias passam breves
E te esqueces de mim quando tu fores;
Como as brisas que passam doudas, leves,
E não tornam atrás a ver as flores.” Teófilo Braga
Se o saudoso e querido leitor não for fã de poesia, relaxe. se apaixone pela imaginação e com as flores da literatura nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário